Novidades

Princesas Disney: Guia Específico e Definitivo (Parte 3)

E chegamos a terceira parte do nosso especial sobre as Princesas Disney, hoje falaremos sobre as princesas: Pocahontas, Mulan e Kida. Confiram!




Pocahontas


- Pocahontas é a primeira e atualmente a única princesa (e protagonista de um clássico Disney) a ser baseada em uma figura histórica, ao invés de uma personagem de conto de fadas, história popular ou obra literatura. Na vida real, seu verdadeiro nome era Matoaka. Pocahontas era apenas seu apelido, que significa 'brincalhona' .


- Pocahontas foi inspirada na atriz Irene Bedard (sua dubladora nos diálogos) e nas modelos Naomi Campbell e Christy Turlington.


- De acordo com o livro Disneystrology, o aniversário da Pocahontas é no dia 10 de dezembro. Porém, a Pocahontas da vida real nasceu em 17 de setembro (de 1595).

- Pocahontas é a primeira princesa que vive na América (no estado da Virginia). Seguida por Tiana e Vanellope.

- Pocahontas não é a única princesa nativo-americana, Tigrinha (Peter Pan) também é. Mas, como Tigrinha é uma personagem secundária, ela não faz parte da linha oficial de merchandising e nem será abordada em nossa matéria sobre as Princesas Disney.


- Pocahontas é a primeira princesa a ter uma tatuagem. Seguida por Kida.


- Pocahontas é, possivelmente, a primeira princesa a ter poderes mágicos (relativos à natureza), já que ela é capaz de se comunicar com os espíritos. Seguida por Kida, Rapunzel e Elsa.


- Pocahontas é a primeira princesa (e heroína) a lidar com preconceito racial. Seguida por Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame) e Vanellope. O caso de Vanellope pode não se tratar exatamente de etnias ou raças, mas é semelhante, pois ela sofria preconceito por ser um bug.


- Pocahontas é a primeira princesa / heroína a ter um romance com uma pessoa de outra etnia. Seguida por Esmeralda, Kida e Tiana.


- Pocahontas é a primeira princesa a ter dois interesses amorosos: John Smith e John Rolfe (em Pocahontas II - Uma Jornada Para o Novo Mundo). Seguida por Anna: Hans e Kristoff.


- Pocahontas também canta um dueto com o seu par romântico (John Smith), porém a canção (Se Eu Não Te Encontrasse) foi retirada antes da estreia em 1995 e inserida no DVD de 10º Aniversário, lançado em 2005.


- Pocahontas é a única princesa e heroína que lida com imperialismo como fonte de conflito.


- Seus companheiros animais representam dois lados da personalidade de Pocahontas. Meeko representa seu lado divertido e descontraído, enquanto, Flit representa seu lado sério e racional.


- Embora muitos descrevam Pocahontas como uma princesa indígena, a maioria das tribos americanas nunca teve realeza, a maioria dos chefes eram eleitos (como em um cargo democrático). Ou seja, não há garantia de que Pocahontas teria se tornado a chefe de sua aldeia após a morte ou renúncia do seu pai, Powhatan.

- Após se converter ao cristianismo, a Pocahontas da vida real mudou seu nome para Rebecka. Porém, isso não é mostrado em nenhum filme da Disney.


- Apesar do que é mostrado na versão Disney (e em tantas outras versões de filmes e livros), Pocahontas não teve um romance com John Smith na vida real, e sim, com John Rolfe (como é mostrado na sequência). Pocahontas e John Rolfe se casaram e tiveram um filho chamado Thomas (que é o nome de um dos personagens do primeiro filme). Inclusive, é o primeiro casamento entre pessoas de etnias diferentes registrado na América do Norte.

- Diferente do filme, a Pocahontas da vida real se casou com Kocoum. Porém, ele foi morto e Pocahontas casou-se depois com John Rolfe.


- Apesar dos acontecimentos mostrados em Pocahontas II - Uma Jornada Para o Novo Mundo, John Smith ainda é considerado o par romântico oficial de Pocahontas.

- Pocahontas é a única princesa que não tem um tradicional final feliz. No clímax do filme, Pocahontas e John Smith precisam se separar, pois ele retorna para a Inglaterra para tratar seus ferimentos.






Mulan

- Mulan é a primeira, e atualmente a única, princesa asiática. Sua nacionalidade é chinesa.

- Mulan é baseada na personagem Hua Mulan, de um poema do século V, chamado "A Balada de Mulan" (木蘭之歌).

- Por falar nisso, Hua Mulan é a pronúncia em mandarim do nome da personagem. A Disney decidiu usar a pronúncia cantonesa: Fa Mulan. Essa mudança, provavelmente, se deu para evitar problemas de direitos autorais com historiadores chineses, assim a Disney poderia ter completo controle sobre a adaptação da figura lendária.

- O nome Mulan significa "flor de magnólia".

- Mulan foi inspirada na atriz chinesa, Gong Li.



- De acordo com o livro Disneystrology, o aniversário da Mulan é no dia 27 de julho.

- Mulan é a primeira, e atualmente a única, princesa com habilidades em artes marciais.



- Mulan é a primeira e única princesa a ter uma criatura mítica como companheiro (Mushu, que é um dragão).



- Mulan é a primeira princesa a ser vista escrevendo na língua de sua nacionalidade.



- Mulan é a primeira princesa a ser visivelmente ferida. Merida é a segunda.



- Mulan é a primeira princesa a ter o seu cabelo cortado. Rapunzel é a segunda. Porém, a própria Mulan o cortou, enquanto que Rapunzel teve o seu cabelo cortado por Flynn Rider.



- Apesar de ser a segunda princesa a se disfarçar em outra pessoa (Jasmine é a primeira), Mulan é a primeira a se disfarçar de homem.



- Mulan é a primeira princesa canhota (que escreve com a mão esquerda). Tiana é a segunda.



- Mulan é a primeira princesa a ser desajeitada. Anna é a segunda.



- Mulan é a primeira princesa a usar uma armadura. Seguida por Kida.



- Mulan é a primeira princesa cujo pai esteve no esteve no exército. Tiana é a segunda.



- Mulan é a primeira princesa a aprender arco e flecha. Merida é a segunda.



- Mulan é a primeira princesa que não beija o seu par romântico no seu primeiro filme. Seguida por Kida.



- Mulan é uma das 4 princesas que possuem ambos os pais vivos durante todo o filme. As outras 3 são: Aurora, Rapunzel e Merida. Porém, Mulan é a primeira a conviver com eles durante toda a sua vida, seguida por Merida. Aurora foi criada por Fauna, Flora e Primavera e Rapunzel foi criada por Gothel.



- Mulan e Tiana são as únicas princesas que causaram a morte dos vilões dos seus filmes, mas, Mulan é a única que fez isso intencionalmente. Tiana destrói o amuleto de Dr. Facillier, mas, provavelmente, ela não sabia que causaria a morte de seu adversário com isso. Aliás, Mulan é a personagem Disney que causou a morte do maior número de pessoas (os soldados do exército huno que morreram em decorrência da avalanche que ela provocou).



- Mulan toca várias vezes em seu cabelo porque os animadores notaram que a sua dubladora, Ming Na, também fazia esse gesto. Mulan também compartilha essa semelhança com Rapunzel e Anna, que o fazem quando estão nervosas.



- O vestido que Mulan usa para ir a casamenteira é frequentemente confundido com um kimono (que é de origem japonesa), mas, na verdade é um hanfu, uma vestimenta típica chinesa.








Kida

- Kida é a primeira princesa que faz parte de um filme de ficção científica / ação e não de um tradicional conto de fadas.

- Seu nome é de origem kiowa (uma tribo nativa dos Estados Unidos, que habitava a região do Texas) e significa "aquela que afasta a escuridão". Curiosamente, sua dubladora, Cree Summer, é parte nativo-americana e seu nome também tem origem indígena.


Cree Summer, a dubladora americana da Kida.
- De acordo com o livro Disneystrology, o aniversário da Kida é no dia 05 de novembro.

- Kida é a única princesa (e heroína) cujo reino, inicialmente, se encontrava na superfície, mas que acabou afundando e permanecendo submergido.



- Kida é primeira, e atualmente a única, princesa a falar mais de um idioma.

- Kida é a primeira princesa a ter um apelido (seu nome completo é Kidagakash Nedakh). A segunda é Tiana (que é chamada de Titi, por Charlotte). Entretanto, o apelido 'Kida' é usado constantemente.

- Kida é a primeira princesa a perder ambos os pais ao longo do seu filme. Seguida por Anna e Elsa.



- Kida é a primeira princesa a se tornar rainha. Seguida por Elsa.



- Kida é a primeira, e atualmente a única, princesa a usar um sarongue (uma espécie de saia originária da Malásia, muito usada como roupa de praia também).



- Kida é a primeira princesa a usar tornozeleiras e a segunda heroína, depois de Esmeralda.



- Kida é a primeira princesa a usar uma máscara. Seguida por Rapunzel.



- Kida tem cerca de 8000 anos, mas, considerando que cada ano de um habitante de Atlantis é aproximadamente 300 vezes mais longo do que o ano de um ser humano comum, se fosse comparada a uma pessoa normal, a idade de Kida seria de aproximadamente 28 anos. Ainda assim, ela seria a princesa mais velha.

- O visual de Kida parece ser uma mistura de várias etnias, como: africana, polinésia, asiática, nativo-americana, escandinava e caucasiana. Seu visual (pele escura, cabelo branco e olhos azuis) também lembra a personagem 'Tempestade' da franquia X-Men.



- Segundo o seu animador, Randy Haycock, a tatuagem em seu rosto representa as lágrimas de Kida, talvez por ela ter presenciado o desaparecimento de sua mãe.





------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• Veja (ou reveja) também, o Guia Geral aquia Parte 1 do Guia das Princesas aqui e a Parte 2 aqui.

Em breve, postaremos a Parte 4 das Curiosidades Específicas, aguardem!



2 comentários:

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.