Novidades

#Especial 20 anos de O Rei Leão - Parte 3

O queridinho clássico da Disney, O Rei Leão, comemora este mês de junho seus 20 anos. Data muito simbólica para deixarmos passar em branco. Por isso, preparamos um especial a altura, dividido em 4 partes, para todos nós fãs desse aclamado filme da Disney. Nesta parte do especial vamos conhecer melhor sobre a famosa trilha sonora e sobre a repercussão do filme após o lançamento.


Parte 1 – E o ciclo começa: Como surgiu O Rei Leão (acesse aqui)
Parte 2 – Pocahontas invade a Pedra do Rei (acesse aqui)
Parte 3 – Hakuna Matata, Elton John e o sucesso inesperado do filme *Vc está aqui*
Parte 4 – E o ciclo sem fim: O sucesso além do cinema *em breve*
Parte 5 – 20 curiosidades para os 20 anos de O Rei Leão *em breve*

Especial 20 anos Rei Leão
Parte 3 – Hakuna Matata, Elton John e o sucesso inesperado do filme


A Trilha Sonora



O primeiro artista pensado para fazer a trilha foi Alan Menken, responsável pelas canções de sucesso do A Bela e a Fera e Pequena Sereia. Porém o Menken já estava ocupadíssimo produzindo a trilha de Aladdin. Foi então que surgiu o nome de Elton John, e para a surpresa de todos ele acabou aceitando o convite sem pestanejar, pois, o cantor afirmou ser um grande fã das canções Disney.


Elton John, ao lado de Tim Rice, escreveu várias canções originais e cinco delas entraram para a versão final do filme. A trilha sonora instrumental foi composta por Hans Zimmer e complementada com músicas e coro africanos tradicionais organizados por Lebo M.



A música preferida de Elton John era “Can You Fell The Love Tonight”, e é curioso citar que a música quase ficou de fora do filme. Os produtores reescreveram uma parodia da canção para substituir a original, na voz de Timão e Pumba, o que deixou o compositor John chatiadíssimo. Segundo ele, todo filme da Disney possui uma canção de amor e todos esperam por isso, se tirarem isso de O Rei Leão seria um grande erro. Assim, os produtores permaneceram com a letra original da canção, porém com uma introdução e encerramento engraçado de Timão e Pumba.



Outra música que teve grande repercussão e quase ficou de fora do filme foi Hakuna Matata. Antes da canção ser escrita, Elton John e Tim Rice compuseram uma outra chamada “Warthog Rhapsody” (Rapsódia do Javali), que introduziria a vida despreocupada de Timão e Pumba para Simba. A canção chegou a ser gravada por Nathan Lane, Ernie Sabella e Jason Weaver, mas foi cortada ainda no estágio de storyboards. Quase dez anos mais tarde, a canção foi reaproveitada no filme O Rei Leão 3: Hakuna Matata, de 2003, com a letra retocada e Timão como intérprete.



Também não podemos deixar de citar a inesquecível “Circle Of Life”, que é a canção que abre o filme em grande estilo. Quando o compositor Hans Zimmer preparou sua interpretação da canção “Circle of Life”, ele fez uma versão estendida para ter certa flexibilidade no momento de editar o filme. Os produtores, assim como Elton John, ficaram tão impressionados com o trabalho que resolveram modificar toda a abertura para que eles pudessem usar todo o trabalho feito por Zimmer.

As três canções citadas acima - Can You Fell The Love Tonight, Hakuna Matata e Circle of Life – concorreram ao Oscar de Melhor Canção Original, sendo a primeira a grande vencedora.



O grande dia da estreia


O Rei Leão teve sua primeira exibição no dia 15 de Junho de 1994, em uma sala exclusiva com convidados selecionados a dedo. A estreia oficial para o grande público aconteceu uma semana depois no dia 24 de Junho. Já no Brasil o filme estreou em 8 de Julho, também de 1994. A partir desse ano o cinema mundial não seria mais o mesmo.

"Os jornais não mentem"

Não precisamos ficar aqui com grandes argumentos para dizer que "O Rei Leão" foi um enorme sucesso, pois isso é nítido. Entretanto, como já foi dito na segunda parte do especial, a Disney não colocava muita fé no sucesso do filme. Era o primeiro longa-animado com roteiro original e ao mesmo tempo o estúdio produzia Pocahontas, que possuía um roteiro sólido e uma ideia, aparentemente, muito mais consistente e agradável. Ninguém tinha muita segurança no projeto do Rei Leão, muitos duvidavam do sucesso.

Poster oficial de lançamento do filme nos cinemas

Mas, para a alegria da savana e de todos nós, o filme tornou-se um dos maiores sucessos da Disney, com mais de 422 milhões de dólares obtidos somente nos Estados Unidos e US$ 951,583,777 milhões ao redor do mundo. No Brasil, fez mais de 500 mil pagantes na estreia e 4.2 milhões no total. O VHS vendeu 4.5 milhões de cópias no dia do lançamento em 1995, e o DVD, em 2003 chegou a 2 milhões na estreia. Em 2011 foi lançado em Blu-ray 2D e 3D, e vem se mantendo como o mais vendido desde sua pré-venda.


Para se ter uma maior noção do sucesso de O Rei Leão, vamos compará-lo com outros grandes filmes. Nos anos 90, O Rei Leão era o filme de maior bilheteria da história do cinema até a chegada de Titanic em 1997. Ou seja, o filme da Disney é a única animação que conseguiu ficar em 1º lugar da lista de maiores bilheterias do cinema, superando clássicos como “Independence Day”, “E.T. – O Extraterrestre”e a saga “Star Wars”. Atualmente, o filme se encontra em 22º lugar, e na lista das animações mais rentáveis, O Rei Leão se encontra em terceiro lugar, ficando atrás apenas de Toy Story 3 e Frozen.


Na próxima parte de nosso especial:
Os fãs querem mais e O Rei Leão migra para outras mídias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.