Novidades

Congelados no Verão - Nossa crítica de Frozen

Frozen: Uma Aventura Congelante é uma ótima opção para refrescar-se do calor incômodo em que estamos vivendo. Enquanto estamos passando por um verão escaldante, aqui no hemisfério sul, somos instantaneamente envolvidos pelas temperaturas abaixo de zero de Frozen. Esse é um ponto positivo de termos esperado tanto para assistir à nova animação da Disney em nossos cinemas. Há tanta neve na tela que mergulhamos no clima congelante do filme e até o ar condicionado do cinema colabora e parece ganhar força extra para trabalhar na potência mais que máxima.


Na verdade, o que acontece é que somos levados facilmente pela animação do filme. São cenários ricamente detalhados que já nos parecem lindos enquanto ainda há verão, mas que se tornam ainda mais incríveis, quando são dominados pela neve impiedosa criada por Elsa.  Ela viveu anos escondida de todos para evitar que sua magia de gelo fosse descoberta. Entretanto, não há como esconder tamanho poder para sempre. Quando todo o segredo é descoberto, Elsa resolve fugir e libertar seus poderes, ela só não sabia que ao deixar sua magia livre, acabaria comprometendo o reino inteiro com um inverno repentino e severo.

Elsa congela tudo, incluindo nossos corações

Ainda sobre os cenários, é interessante destacar a alternância entre ambientes claros e escuros. Estes sustentam o tom misterioso do filme e a vida reclusa de Elsa que sempre esteve nas sombras, escondida e solitária - apesar de sua aparência radiante. Já os ambientes claros combinam e se harmonizam com a personalidade da princesa Anna, irmã de Elsa, que é naturalmente feliz, ingênua e engraçada. Talvez, não haja princesa Disney mais positiva. É o contraste entre as formas como Anna e Elsa conduzem suas vidas que constituem uma das engrenagens do filme. Enquanto para Elsa não há outra solução para os problemas, senão o isolamento, aos olhos de Anna, tudo vai dar certo e uma nevasca furiosa em pleno verão não é um grande problema. Esse jeitinho fará dela uma das mais queridas do time de Princesas Disney.

Anna, quanto mais doidinha mais gostamos dela

Por falar em Princesas Disney, Frozen tem um formato dos bons clássicos de princesas. Os expectadores grandinhos vão se deliciar com todo o saudosismo que o filme oferece. Da mesma forma que outros grandes clássicos, Frozen foi inspirado em um conto de fadas de Hans Cristian Andersen, ainda assim ele possui vida própria e acaba por mesclar acertadamente elementos novos com o conto que o originou. Outra engrenagem essencial para o desenvolvimento do filme é a trilha sonora que, sem exageros, é uma das melhores dos últimos anos, equiparando-se a de Pequena Sereia, A Bela e a Fera e O Rei Leão. Além disso, ainda há muito mistério, há uma história de amor e superação, amiguinhos não humanos e inseparáveis da princesa e o famoso beijo de amor verdadeiro. Pode parecer clichê, mas funcionou bem em Frozen.

Let it go (Livre estou) é uma das cenas musicais mais lindas da Disney

O que, talvez, poderia ter funcionado melhor é o roteiro. Há questões no filme que não são explicadas muito bem e outras que mereciam ser melhor abordadas. Apesar de todo o sofrimento com a neve, ela não dura provavelmente mais do que dois dias. Houve pouco tempo para a Rainha da Neve reinar e isso desfavoreceu a personagem que poderia ter tido sua personalidade desenvolvida de forma mais profunda. 

O fato é que temos neve nos cinemas, em pleno verão. Neve da boa, da mágica, geladinha e encantadora, junto com vários personagens cativantes e lindas canções. Portanto, pare de reclamar do calor e corra para o cinema mais próximo. Ah!... Por favor, cinemas 3D. É muito mais refrescante a neve caindo sobre você.


[Texto por: Fillipe Evangelista e Ross Diniz]

Um comentário:

  1. Congelado acho que é uma proposta incrível da Disney veio para conquistar jovens e velhos. Agora é um dos mejores películas disponible en HBO não perca a oportunidade de ver e desfrutar a magia da Elsa e Anna, nesta história de amor pouco convencional

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.