Novidades

Semelhanças: Ichabod Crane e Bela



Os filmes Disney, obviamente, tem muitas características em comum. Um padrão, ou marca registrada, por assim dizer, que a empresa tenta imprimir em cada uma de suas criações para dar um ar de unidade e fazer com que eles se destaquem dos demais. E para isso, os animadores e roteiristas estão sempre revisitando os clássicos que vieram antes. Muitas vezes essa pesquisa pode gerar homenagens, inspirações e aquela sensação familiar que reconhecemos em cada obra prima saída da casa do Mickey.

Durante a produção de A Bela e a Fera, muito provavelmente os roteiristas se inspiraram no segmento A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, do filme de 1949: As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo, para compor alguns aspectos da história. Os protagonistas Ichabod Crane e Bela apresentam alguns pontos em comum, que talvez você não tenha se dado conta. 

Apresentaremos a seguir 5 características que aproximam esses personagens aparentemente tão diferentes. Confiram! 




1) A Aldeia Pacata




A aldeia (sem nome conhecido) da Bela não é a única onde tudo é igual e sempre está na mesma paz. Ichabod Crane reside no vilarejo de Sossego Profundo (ou Caverna Adormecida), onde as coisas não são tão diferentes assim. Ambos os lugares possuem a mesma estrutura, o mesmo tipo de pessoas, a mesma tranquilidade inerente a cidades pequenas, onde todos sabem da vida de todos. E é por isso que os dois personagens se destacam tanto do resto da população. Curiosamente, nenhum dos dois é nativo das suas respectivas vilas; ambos moravam em outros lugares antes.


2) Estranhos




O destaque que Ichabod e Bela possuem nas suas vilas, infelizmente, não é dos melhores... ambos são vistos como estranhos e excêntricos por todos. Ninguém os compreende. Ichabod, principalmente por sua aparência física, seus modos e gostos mais refinados se torna piada de parte do povo, enquanto que Bela é vista como esquisita simplesmente por não se intrometer na vida dos outros, estar sempre lendo um livro e fazendo (ou deixando de fazer) coisas pouco peculiares às mulheres locais. 


3) Cultura




Diferentemente das outras pessoas, que só se preocupam com o trabalho, com a vida alheia e atividades mais cotidianas, Ichabod e Bela procuram expandir seus horizontes com práticas mais intelectuais. Ambos são devoradores de livros, podendo sempre ser vistos por aí com um deles na mão. Além disso, Ichabod também possui habilidades na música e na dança.


4) Morenos Inconvenientes




Outro fato bem interessante, é que Ichabod e Bela tem que lidar com dois sujeitos bem desagradáveis: Brom Bones e Gaston. Além de fisicamente parecidos (será que eles são primos ou algum outro tipo de parentesco? seria possível), os dois são os valentões musculosos e convencidos de suas aldeias, que querem resolver tudo na base da força. Brom Bones quer tirar Ichabod do seu caminho a qualquer custo, para ter sucesso com a bela Katrina, enquanto Gaston não mede esforços (dos mais escrupulosos) para fazer de Bela a sua esposa. Brom Bones é mais levado à brincadeiras e pregar peças e aparentemente não atinge o mesmo nível de vilania que Gaston, mas mesmo assim, ambos são bem semelhantes.


5) Perseguição a cavalo




O último ponto não é uma característica, mas sim uma situação muito semelhante vivida por Ichabod e Bela. Os dois mostraram bastante habilidade ao cavalgar durante uma perseguição alucinante pela floresta. Ichabod fugia do terrível Cavaleiro sem Cabeça, enquanto Bela tentava escapar de um bando de lobos famintos. Que sorte a desses dois, hein?

5 comentários:

  1. Esqueceram do lacinho atrás do cabelo XD

    ResponderExcluir
  2. Conheci o blog ontem e gostei muito, já é um dos meu preferidos! Já assisti ambos filmes e nunca se quer tinha percebido. Muito legal a ideia! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vítor.... Fico feliz q tenha gostado do tags disney.
      Volte sempre que possível! =)

      Excluir
    2. Bem, desde sempre fui um grande fã da Disney, e conheci este blog juntamente com o Disney Mania. Gostei muito dos dois, tanto que vou colocá-los nas seções recomendo dos meus blogs. Aqui vou dar uma sugestão: queria que vocês escrevessem mais coisas sobre os clássicos da década de 40, não Dumbo ou Bambi, mas sim os compostos por curtas. Sei que não foram sucessos e hoje são esquecidos pelo público, mas se não fossem eles os poucos 53 clássicos Disney não teriam chegado nem aos 50. Alguns deles são Alô Amigos, Tempo de Melodia e Música Maestro. Bem de qualquer forma, muito obrigado!

      Excluir
  3. Ler não é ruim.

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.